13 de nov. de 2017

Alfabeto-Dançante Vultur-Ariacna

Explanação acerca do Portfólio

   A ideia deste ensaio imagético surgiu com a busca iniciada em trabalhos passados, onde em uma série de ensaios com temas filosóficos-poéticos procura-se romper com a repetição do discurso e das ideias...

   Este “portfólio” de trabalhos gráficos é um avanço nessa direção, compondo uma obra imagética munida de imagens que simulam movimento de dança baseadas no alfabeto grego transliterado para o latim, é o que chamo de “Alfabeto-Dançante Vultur-Ariacna”.

   Essa obra de emanarte é também uma sequência do manifesto “Vultur”, que defende a obra de arte como emanação fisiológica & pneumática por parte do ar-tista, o Vultur, e é também o prelúdio para uma obra a ser publicada em futuro próximo, um romance-vultur de amor-fati, que conta uma breve história de uma paixão trágica.

   Aqui, para dar presença à esse Alfabeto-Dançante, invoco a mitológica Ariana, ou Ariadne, do mito do Minotauro e Teseu, que é representada justamente como a “dançarina” aracnídea das ilustrações. Nessas paragens ela já está em companhia do Vultur, o abutre dionisíaco que a conduzira, como psicopompo à ilha de Naxos, onde será coroada rainha por Dionísio, e iniciada nos mistérios do além-amor.
   Enquanto o Vultur faz sua aparição como o abutre, aquele que vem para ver, ouvi e transmutar o mito, rompendo com a significação do mito em si e implementando mais uma “novidade”, que é justamente a questão da Linguagem, que expande o que já foi dito no manifesto Vultur. Os interessado podem ler mais a respeito no ensaio anterior disponibilizado ao público em www.texturadoabismo.blogspot.com.br (in CodexTexturial).

   Neste presente trabalho não há nenhuma intenção de refletir, prolongar ou acrescentar nada ao mito, além de ser um simples trabalho gráfico, emanado e exposto (pois os parâmetros emanativos usados aqui serão usados na referida obra futura) sendo este trabalho apenas uma apresentação dos “porquês” deste tipo de composição, que não caberiam na próxima obra.
    Assim, este portfólio é apenas um prelúdio gráfico ao que virá, introduzindo graficamente, para reflexões mais tardias, sobre a relação da língua escrita, o pensamento e a dança.
   O que fica aqui é a apresentação deste Alfabeto-Dançante, com breves e aleatórias composições nessa dança-língua, complementadas com um poema final onde se expõe algumas possibilidades emanatórias.

E se nos comunicássemos dançando... se o silêncio fosse interlúdios entre passos de uma bailarina... Essa é a ideia primordial neste Portfólio apresentado aqui... Prelúdios para danças emanadas presentes e futuras...


Micro-Obra: 





Nenhum comentário: